segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Um Conto de Natal, Charles Dickens - Desafio Literário

Quem não queria uma segunda chance?
Scrooge é um senhor rico que ninguém gosta.  Trabalha em uma empresa que fundou com seu antigo sócio Marley, que morreu sete anos atrás,  numa noite de Natal. No atual momento só consegue piorar seu humor,  pois odeia o natal e está incomodado por seu funcionário Cratchit querer folga no feriado para celebrar com q mulher e seus quatro filhos,  um deles, o caçula, com paralisia.

Durante a noite, recebe a inesperada visita do fantasma de Marley, acorrentado e atormentado devido à vida de avareza que levou. O fantasma alerta que Scrooge terá o mesmo fim, mas que ainda pode escapar.  Avisa ainda que Scrooge receberá a visita de três outros fantasmas: o natal do passado, o natal do presente e o natal do futuro.
O Natal do Passado leva Scrooge à sua infância. Mostra a ele uma época em que o natal ainda era agradável para Scrooge. Porém,  relembra a difícil relação com seu pai. O fantasma ainda mostra a Scrooge sua irmã amorosa, que morreu e sua antiga noiva, que o deixou quando viu que ele passou a valorizar mais o dinheiro que qualquer outra coisa. Angustiado, Scrooge afasta o fantasma.

Em seguida,  o Natal do Presente visita Scrooge, e o leva para diversas comemorações. Visitam a ex noiva, com sua família,  o sobrinho de Scrooge,  que embora sempre por ele repelido, sempre tenta que o tio o visite no jantar de Natal. Percebe que é motivo de chacota pelos que estão presentes no jantar do sobrinho,  devido ao seu mau humor e avareza. Também presenciam o natal do funcionário Cratchit onde vê o mal que causa à família,  que tem poucos recursos para cuidar apropriadamente do caçula paralisado, o que causa tristeza à mulher de Cratchit.

O Natal do futuro é alto, sombrio, não mostra o rosto ou fala. Apenas aponta acontecimentos: a morte do caçula de Cratchit e a própria morte de Scrooge,  sozinho, solitário e sendo surrupiado por pessoas que passam por sua casa levando bens do morto. Ninguém, na realidade, se importa.

Abalado, Scrooge acorda, e percebe que somente uma noite se passou, e que ainda é dia de Natal.  Aliviado, resolve mudar sua vida,  para que aquele futuro não seja o seu. Estreita relacionamentos,  aproxima-se do sobrinho e passa a reconhecer a importância de Cratchit, passando a ser considerado pelas pessoas como um homem bom, generoso e que amava o natal mais que qualquer outra pessoa.

Bonitinho,  livro fininho, rápido de ler, e bem no espírito natalino!!

Assim, cumpri o Desafio Literário de 2013! Achei muito legal e foi estimulante, fez com que eu lesse uma série de livros que talvez não tivesse contato se não fosse o objetivo.  Amei. Pena que não vai ter desafio em 2014... mas acho que vou montar alguma coisa nesse estilo para o ano que vem. Bom ler as resenhas dos demais participantes,  responder os comentários,  etc. Saldo totalmente positivo! !

Feliz Natal e feliz 2014!! Beijo para vocês.

2 comentários:

  1. OMG! Um Conto de Natal. Eu amooooo esse livro.
    Bjooos

    Blog: www.booksonbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lanny, tudo bem?
      Um Conto de Natal é realmente muito fofo! Confesso que no começo achei que não iria gostar, já que ele é muuuuito detalhista na descrição e por saber que a história era meio que uma lição de moral. Mas aí fui lendo, e as críticas que ele faz da sociedade são muito inteligentes.
      Volte sempre!
      bjooo

      Excluir