sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Butterfly - Kathryn Harvey - Desafio Literário 2013 (Vingança)



No mês de agosto, no Desafio Literário, o tema é vingança. E estava no aeroporto esperando uma conexão que seria meio longa, ia ficar um tempinho chato nesse lugarzinho... chato. Então, fiz aquela coisa normal, a passadinha estratégica na livraria local. Um livro estava em destaque, afinal, a temática erótica está em voga. 

Olhei pra ele e pensei que seria divertido ler o livro no aeroporto/avião enquanto chocava e deixava com curiosidade quem estava ao meu lado (reparei que isso acontecia com a trilogia dos 50 Tons, aí fazia de propósito, queria mais era ler ‘ao ar livre’).

Mas olha, achava que ia ser um livro de pegada exclusivamente erótica, mas o tema principal não é esse, é VINGANÇA! Opa, o livro anteriormente escolhido vai ficar pra depois, falo sobre ele num segundo post, se agosto me deixar com mais tempo (julho foi tenso). Então, unindo o útil (desafio) ao agradável (livro inesperado), vamos ao que interessa:

Butterfly é uma lugar misterioso localizado acima de uma loja de roupas caras masculinas, na Rodeo Drive. O que poucos sabem é que se trata de um local onde mulheres vão, somente se convidadas por outra “associada” e previamente autorizadas, para realizar suas fantasias sexuais. Em Butterfly tudo pode ser arranjado: o homem idealizado, cenários, comida, bebida... 

Ao mesmo tempo, uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos está promovendo um pastor, dando festas e criando eventos, declarando apoio para a candidatura do líder religioso à Presidência do país. 

Em momentos de flashback, uma menina maltratada pela vida sai à procura de suas raízes, querendo saber onde está sua irmã. Quando todos esses mundos colidirem, qual será o resultado?

Como a história, já disse, não é basicamente erótica, julgando o livro por sua capa, mas sim de vingança, não creio que possa contar mais sobre o livro sem que corra o sério risco de estragar a surpresa para quem quiser ler. O que posso contar, basicamente, acho que já disse acima. E, para quem quiser a parte erótica, fique tranquilo. Também está lá, afinal, as relações entre os personagens vão se entrelaçando, e as frequentadoras da sociedade também tem seus encontros secretos revelados para os leitores assim que pisam no Butterfly.

Para os mais tímidos, já alerto que ao mesmo tempo, não é nada muito chocante, achei menos pesado que 50 Tons (mas achei que 50 Tons somente parecia pesado, e no fim não era nada demais – então, se achou 50 chocante, pese minha opinião).

A escritora fez uma pesquisa interessante sobre os EUA na época de Kennedy, então, quanto ao tema, e quanto à proposta de escrita, achei mais bem feito que 50 Tons. E se você acha que esse livro é um daqueles milhões que surgiram imitando a trilogia cinza, sugiro que pense novamente. Butterfly foi estrito em 1988 (!). Portanto, é mais ‘original’ e menos cópia do que se pode julgar. A republicação do livro (e dos demais, descobri há pouco que é uma trilogia também) é que foi esperta, visando abocanhar aqueles leitores entusiasmados com abertura da febre do ‘soft porn’.

Quanto à mim, bem, como disse, não gostei nada dos 150 tons (Trilogia 50 Tons). Não consigo achar aqueles livros bons e nem extremamente chocantes, como muitos quiseram afirmar. Aliás, achei até puritano! (a autora quer falar de sadismo, submissão, bondage, mas não consegue escrever vagina, pênis... acaba escrevendo: ele desceu até ‘lá’ , eu coloquei a boca ‘nele’– OOOi?? ‘Lá’?!?!?!? ‘Nele’??!!??. Decida-se, ou é ousada ou é recatada)!!

Butterfly também não é um livro da categoria excelente (alguém tem um livro dessa temática que considere realmente bom?), mas bem melhor que o da modinha. Percebe-se uma certa pesquisa histórica, há o recurso dos flashbacks, há mais mistério, e vingança sempre dá um temperinho bom não é??  

PS: Kathryn Harvey é na verdade o pseudônimo utilizado por  Barbara Wood. Os demais livros da trilogia são: Stars (2) e Private Entrance (3).

6 comentários:

  1. Oi Aline, resolvi ler o livro pro Desafio depois de ter lido a sua resenha, adorei o livro, achei sensacional!! Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui no seu blog para ver sua resenha, que delicia você ter gostado da dica!!
      Bjo

      Excluir
  2. Oi Aline
    Vi a resenha da Grasi e vim conhecer seu blog
    Adorei!
    Dica duas vezes anotada...rsrs
    Beijao, querida

    Posso te dar uma sugestão?! Modera os comentários se achar melhor, mas retira o verificador de caracteres dos comentários. É muito ruim pra comentar com eles!

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei aqui, conforme suaa dicas (eu acho, ja que ainda apanho em algumas coisas)
      Brigadão!

      Excluir
  3. Adorei seus comentarios ! eu amei o livro Butterfly, comprei a trilogia..!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seus comentarios ! eu amei o livro Butterfly, comprei a trilogia..!

    ResponderExcluir