quarta-feira, 26 de março de 2014

Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho - Desafio Literário 2014



Gente, eu era dessas que tinha birra do Paulo Coelho sem nem ler. Sempre que falava isso vinha um fã que me perturbava e falava que eu não podia falar que não gostava de algo sem ler. Bem... eu sei que era verdade. Mas a leitura não me atraía, mesmo assim. Só que como sou teimosa, resolvi ler, muito tempo atrás, O Alquimista. Fiz minha mãe ler também, sem comentar nada uma com a outra antes do fim da leitura. Bem, o resultado? Nenhuma de nós gostou do livro (autoajuda total, desculpem-me se gostam, eu não). Já disse que sou teimosa? Pois tentei outros, só para sedimentar a opinião (Brida e Diário de um Mago). Não deu, não aguentei! Mas agora já podia dizer (com embasamento), que detestava Paulo Coelho.

Como não aprendo, resolvi, para o desafio extra do mês (o desafio obrigatório está aqui), ler “o Mago” outra vez. Vai que agora, anos após as primeiras experiências, algo muda? Assim, escolhi Veronika decide morrer.

Bem, como o livro começa? A dona Veronika, aparentemente bem, vida invejável para quem vê de fora, resolve que não quer mais nada da vida, toma remédios para se suicidar. A tentativa não vai muito bem, ela é resgatada, para num hospital para se recuperar. Aí, depois disso tudo, é internada numa clínica psiquiátrica, onde é atendida pelo Dr. Igor. Só que ele tem uma notícia para Veronika: ela, que se dizia cansada de uma vida sem sentido, não precisa mais lutar. Na verdade, tem pouco tempo de vida. 

Se eu contar mais, acabo com o livro. Bem, eu já conhecendo o estilo do Paulo Coelho, saquei o final. Mesmo, gente, sem implicância. E não curti novamente. Acho que agora eu posso parar. E para mim, podem os defensores me criticarem, mas é pura autoajuda, marmelada, etc.

Para quem não sabe, o autor foi internado em clínica psiquiátrica na vida, mas esse romance não é uma biografia. E, se alguém também não sabe, existe um filme sobre essa história (assisti também, antes de postar aqui, pois meu masoquismo não tem fim). É com a Sarah Michelle-Gellar (a Buffy) e até que é bem fiel à história (obviamente não tudo, mas o livro está lá).

Agora chega, definitivamente, posso dizer: não sou fã do Mago...


Um comentário:

  1. Confesso que nunca me senti atraída pelos livros do Paulo Coelho, com exceção a esse. Mesmo não curtindo tramas dramáticas demais ou depressivas demais, já ouvi muita gente falando bem do livro e aí não há curiosidade que aguente! Consegui ele pra baixar (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer para quem quiser também), mas não encontro mais livros dele neste site, alguma sugestão de onde baixar mais livros dele? Agora sim fiquei viciada! (:

    ResponderExcluir