segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Todas as Histórias do Analista de Bagé - Luís Fernando Veríssimo (Desafio Literário 2013)


Desafio Literário 2013 – fevereiro: Tema comédia

Acelerei minha resenha relativa ao Desafio Literário 2013, relativa ao mês de fevereiro, para dar tempo de alguém cogitar ler esse livrinho no carnaval: As Melhores do Analista de Bagé é um livro curto, recheado de histórias mais curtas ainda, pequenos contos mesmo, coisa de não mais de três ou quatro páginas, em geral. Então, se você está de férias, ou se no carnaval vai para a praia, sugiro que tente ler esse livro. Até as horas perdidas no ônibus ou no avião/aeroporto podem ser melhores aproveitadas (e como) em companhia do analista mais engraçado de todos os tempos.

O Analista de Bagé é analista, gaúcho daqueles que não larga a bombacha e a cuia nem para tomar banho de mar. E, embora se declare um seguidor convicto de Froid, acaba geralmente realizando atos pouco ortodoxos, como seus famosos joelhaços, capazes de dobrar qualquer incauto que cruzasse sua sala.

O auxiliando na labuta diária, está Lindaura, a recepcionista (que não só recebe, mais dá). E você fica aí, lendo o livro que faz com que você ria de um tema considerado difícil: a psicanálise.

E Luís Fernando Veríssimo não é bobo, e no meio das risadas, e da comicidade do personagem, percebem-se críticas ao machismo, aos preconceitos contra a mulher, homossexuais, política, entre outros.

Um extra: Juro que eu acabei lendo o livro todo fazendo mentalmente o sotaque gaúcho para os personagens. Acho impossível ler esse livro sem se “contaminar” e sair falando com sotaque sulista, sério!

O Analista de Bagé é um dos personagens mais famosos do autor, e acabou virando tema de música, teatro, tirinhas... já conhece esse gaúcho??

6 comentários:

  1. Boa Tarde!
    Li o livro há muiiito tempo atrás e amei!!! Ri MUIIITO!!!
    Faço parte do DL e passo para prestigiar sua leitura..
    Bjins e bom carnaval!!

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, só consegui responder seu comentário depois do carnaval, durante, fiz questão de ficar meio incomunicável. Nem do papa eu estava sabendo!
      Recomendadíssimo então, o livro, e seu comentário é muito fofo e atencioso.
      Vou visitar vc tb!

      bjos

      Excluir
  2. Já li outros livros do Veríssimo, mas ainda nao li este. Adoro o jeito cômico que ele escreve. Boa escolha!
    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vida bagunçada = demora em responder!
      Mas olha, obrigada pela visita, e já fui passear no seu bloguinho, hein? vou me tornar habitueé

      Excluir
  3. Olá! Encontrei este blog pelo link dos parceiros do "livros só mudam pessoas". Li F., eu não consegui rir em nenhum momento ao ler este livro! :o Eu não sei se foi o humor do Sul que não me agradou muito, só sei que não vi graça nenhuma! Fiquei tão decepcionada que dei o livro! kkkkkkk! Nunca tinha lido Veríssimo, acabei detestando. No entanto, como foi o primeiro, tentarei ler outro dele para tirar a má impressão. :) http://www.lilivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta As Mentiras que os Homens Contam, quem sabe? Pelo menos vc decide mesmo se gosta ou detesta!
      Bjo

      Excluir