terça-feira, 1 de maio de 2012

Box 21 - Anders Roslund e Borge Hellstrom


Lydia, uma jovem prostituta, é encontrada num apartamento gravemente ferida. Ela foi brutalmente espancada, tem um braço quebrado, machucados no rosto, hemorragia interna e as costas retalhadas, provavelmente porque foi chicoteada inúmeras vezes.

Os policiais Ewert Grens e Sven Sundkvist estão indo ao mesmo hospital onde Lydia está, mas para interrogar um traficante de drogas que teve uma overdose. Para Grens é a chance de obter respostas que poderão colocar Lang novamente na cadeia. Tempos atrás, sua companheira policial sofreu um acidente ao tentar prender Lang e acabou com seqüelas físicas e mentais irremediáveis. Mas um evento improvável irá ligar a todos, e com conseqüências inimagináveis.

Box 21, confesso, me pegou pela capa. Estava lacrado, envolto numa faixa preta que avisava que o conteúdo era violento e que o romance havia chocado a Europa. De fato, o conteúdo é sim pesado. Trata de ameaças a testemunhas, dramas antigos, policiais corruptos, dilemas morais e, principalmente, de um tema real, que é a venda de mulheres como escravas sexuais. No caso, de mulheres trazidas dos países bálticos (Lituânia, no caso) para Estocolmo. São seduzidas jovens, pobres, por promessas de melhores empregos, melhores salários, enfim, uma vida melhor. Mas já na barca, ao fazerem a travessia, são jogadas à realidade. São espancadas, estupradas, avisadas que devem dinheiro ao aliciador (comida, aluguel, passaportes, tudo custa), e então obrigadas a fazer uma média de doze programas diários, sofrendo os piores tipos de ataques. E se reclamarem, ou sofrerem críticas de seus clientes, podem ainda sofrer mais espancamentos e ataques sexuais.

Lydia e sua amiga, Alena, tem um segredo, que está guardado no Box 21. Será que elas conseguirão trazer a verdade à tona?

O livro foi escrito a quatro mãos por Anders Roslund e Borge Hellstrom. Roslund é um famoso jornalista, Hellstrom é um ex presidiário que atualmente trabalha com reabilitação de jovens delinqüentes e drogados. Escreveram também A Besta (não li), com como protagonistas Grens e Sundkvist que antecede a história de Box 21 e também Redenção (também não li), com os mesmos protagonistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário