segunda-feira, 30 de abril de 2012

Como me tornei estúpido - Martin Page


Como hoje eu estou meio de mau humor, já que estou aqui trabalhando na segunda-feira, véspera de feriado, vim com uma sugestão light, beeeeem engraçadinha e beeeem pequenininha. Não sei nem se o livro se enquadra como um livro de bolso, ou se seria um conto, enfim... é pequenininho, e você lê num pulo.

Antoine é o personagem principal, e é também um anti-herói. Ele se convenceu que inteligência nada mais é que um empecilho para a felicidade. Segundo ele a inteligência e a crítica só o fazem sofrer e se sentir inadequado na sociedade atual. Após chegar a tal conclusão, decide que deve se massificar ao máximo, e buscar meios de agir como uma pessoa imbecil. Daí em diante, tenta se tornar alcoólatra, tenta se matar, e pensa até em fazer uma lobotomia. Nada disso, obviamente, dá certo, e é narrado de um jeito muito engraçado. Antoine então, passa a trabalhar numa corretora, usar um antidepressivo que entorpece sua consciência e por causa de um evento bizarro no trabalho, torna-se rico, bem sucedido e freqüentador da alta roda. Então, ser estúpido parece estar dando certo! O plano só não é perfeito nos intervalos de funcionamento do antidepressivo, e também por causa de seus antigos amigos, que não estão gostando nada do novo Antoine, e decidem fazê-lo passar por uma terapia de choque não muito convencional...

Livro bacaninha, de um autor novo, como já disse, bem fininho, de ler numa tacada só. O humor é ácido, fazendo crítica a nossa sociedade atual, ao sentimento de inadequação, à constante e crescente massificação do raciocínio. Recomendo, leiturinha fácil para o feriado que vem por aí (sim, que vem, já que, como disse, estou aqui trabalhando, não emendei feriado coisa nenhuma! Haha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário