terça-feira, 3 de abril de 2012

Ensaio sobre a cegueira – José Saramago

Ok, poderia ter inaugurado com um livro mais fácil. Eu sei que o tema é delicado, que o Saramago escreve quase sem utilizar pontos finais, os personagens não têm nome, etc.

Mas gente, o livro é assustador. E bom.

Num dia qualquer, durante uma pausa no semáforo, um homem perde a visão. E a cegueira é descrita como “mergulhar em leite”, uma cegueira branca. A partir de então, todos os que tem contato com esse homem, e assim por diante, como numa epidemia, também vão sendo “contaminados” por essa estranha doença. Nada que o governo faça evita o alastramento da doença e assim, numa medida drástica, os doentes são encaminhados para uma quarentena, um isolamento.
Abandonados num lugar com poucos recursos, tratados com violência e descaso, o melhor e o pior do ser humano começa a aflorar. Apenas uma personagem, misteriosamente, mesmo estando cercada de cegos, não desenvolve a doença, e ela se torna testemunha do quão baixo o homem pode alcançar.
Tem de tudo no livro, luta por comida, sujeira, sentimentos bons de união e claro, os conhecidos relatos dos estupros ocorridos, determinação do grupo dominante do local. Essas partes chegam a ser torturantes, difíceis de ler, em alguns momentos, dá dor de cabeça, você para de ler para respirar.
É um ótimo livro para pensar no que seria viver no caos e, como nos privando das coisas modernas com as quais nos acostumamos, viramos todos bichos. Talvez não, pois não acredito que nenhum animal se porte de tal maneira. Mostra o pior lado do ser humano. Mas também mostra que coisas alegres podem ser as mais inocentes, quando estamos tão privados de tudo.
Leitura muito mais do que recomendada! O que está esperando?

Ps. O livro teve uma adaptação cinematográfica excelente, por um brasileiro, Fernando Meirelles, que o próprio Saramago aprovou. Aliás, Saramago ganhou, entre muitos prêmios, o Nobel de Literatura. Vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário